Uma tendência que parece de peso: O "achatamento" do mundo conhecido


Hoje em dia, com a verdadeira avalanche de informação a que somos submetidos diariamente, dedicar tempo à leitura de um livro deve ser algo que, de fato, valha a pena. Ou seja, que a relação custo-benefício compense. Esse é o caso, com certeza, do livro “O Mundo é Plano — Uma Breve História do Século XXI” (Editora Objetiva, 2005, Rio de Janeiro) do jornalista norte-americano Thomas L. Friedman.
“…quando Bill Clinton foi eleito presidente dos Estados Unidos, em 1992, praticamente ninguém que não pertencesse ao governo ou ao meio acadêmico tinha e-mail…”
Thomas L. Friedman
Em menos de 15 anos, portanto, deu-se uma verdadeira revolução na forma de comunicação entre pessoas e organizações de todos os tipos que, no entendimento do autor, levará inevitavelmente ao “achatamento” do                mundo e …
“…entrará para a História como uma daquelas transformações cruciais — como as ascensão do Estado-nação ou a Revolução Industrial — que, na sua própria época, promoveram mudanças no papel dos indivíduos, no papel e formato dos governos, no nosso modo de inovar, no nosso modo de fazer negócios, no papel das mulheres, no nosso modo de guerrear, no nosso modo de estudar, nas reações da religião, nas expressões da arte, na condução da ciência e das pesquisas…”
Thomas L. Friedman
Trata-se, segundo ressalta o autor, de algo nunca visto antes em razão da rapidez e da amplitude com que se dá. A dimensão da revolução em curso é proporcional à ensejada pela invenção da imprensa por Gutenberg, só que muito mais rápida e abrangente. As evidências disso são o que o autor chama de “dez forças que achataram o mundo”.
1. 9 de Novembro de 1989
Data da queda do Muro de Berlim. A época coincide, também, com o lançamento do Windows 3.0.
2. 9 de Agosto de 1995
Data do lançamento em bolsa das ações da Netscape, primeiro browser (navegador) comercial da Internet.
3. Softwares de Fluxo de Trabalho
Recursos que permitem aos sistemas aplicativos “conversarem” uns com os outros, onde quer que estejam.
4. Código Aberto
O que permite o sucesso de sistemas como o Linux, o Firefox ou a enciclopédia Wikipedia, por exemplo.
5. Terceirização
Transferência de trabalhos profissionais, a custos menores, de regiões ou países para outros (dos EUA para a �ndia, por exemplo).
6. Offshoring
Transferência de fábricas (dos EUA para a China, por exemplo) para produção com custos bem mais reduzidos.
7. Cadeias de Fornecimento
Que permitem fluxos de mercadoria do fornecedor ao consumidor, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
8. Internalização
O que permite às empresas de entrega como a UPS, por exemplo, terceirizarem internamente o trabalho dos seus clientes para diminuir o percurso e o tempo gasto.
9. In-formação
Possibilidade de cada um ser o seu próprio pesquisador com a ajuda de instrumentos como o Google, por exemplo.
10. Esteróides
Relativos à tecnologia acelerada que permite recursos como internet sem fio, telefonia sobre IP etc.
(Continua no próximo Gestão Hoje).