Revitalização do Largo do Holandês é entregue à população


O consultor, sócio da TGI e integrante do IAHGP (Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano), Francisco Cunha, assinou o texto inserido na placa comemorativa instalada no Largo do Holandês, localizado entre as ruas Samuel Lins (continuação da Rua da Harmonia) com a Flor de Santana, na confluência dos bairros de Casa Forte e Parnamirim. A peça, que faz parte do projeto História nas Paredes, traz mais detalhes sobre o local, que fica às margens do Riacho Parnamirim e foi utilizado pelos holandeses como rota de ataques durante a Batalha de Casa Forte, em 1645. Antes utilizado como lixão, o Largo do Holandês foi requalificado pela Prefeitura do Recife e entregue à população no dia 09 de fevereiro.
A requalificação foi conquistada a partir da mobilização do grupo Casa Forte Mais Segura, formado por moradores e amigos do bairro, que buscam mais segurança para a localidade. Assim, o Largo do Holandês passou por limpeza, ganhou um jardim, nova pintura e iluminação e um espaço de convivência para a população. O prefeito Geraldo Julio fez a entrega oficial da área, ressaltando a integração entre governo e sociedade civil para tornar a cidade mais inclusiva.
A ação fez parte do projeto “Recife dos Encontros”, promovida pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, Emlurb e moradores, grupos e organizações na ativação de espaços públicos e vazios urbanos da cidade com o intuito de requalificá-los ou ressignificá-los. O projeto também reforça iniciativas que já aconteciam antes mesmo do poder público atuar, como a Horta Urbana de Casa Amarela e o Jardim Secreto no Poço da Panela, consolidando o protagonismo do cidadão, a convivência e o encontro entre as pessoas como política pública.
Confira na íntegra o texto inserido na placa comemorativa do Largo do Holandês:
“Segundo o sociólogo Gilberto Freyre, em seu livro Assombrações do Recife Velho, ‘mal-assombradas ficaram as terras entre Casa Forte e o Arraial: todo um sítio onde é tradição ter aparecido durante anos a figura de um guerreiro ruivo trajado de veludo e de ouro, cabelo longo e louro como de mulher, lança em riste, cavalo a galope. Dizia-se que era o fantasma de um general holandês que caíra morto na batalha de Casa Forte (1645)’. Com base nesta citação, os integrantes do grupo Casa Forte mais Segura, quando da ação de requalificação do local adjacente ao Riacho Parnamirim, na confluência da Rua da Harmonia com a Rua Dr. Samuel Lins, transformado que estava em depósito de lixo, em junho de 2018 resolveu sugerir ao vereador Jayme Asfora que propusesse Projeto de Lei denominando o local de Largo do Holandês. Aprovado o Projeto na Câmara Municipal do Recife e sancionado pelo prefeito Geraldo Júlio, passou o local a oficialmente chamar-se assim” – (Francisco Cunha, da TGI e do IAHGP).