Instrutor do Padeirão participa de campeonato de panificação na França


O chef e padeiro recifense Douglas Miguel, instrutor de panificação do Padeirão, cliente da TGI, foi selecionado para integrar a equipe brasileira que irá competir no Campeonato Mundial do Pão, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, na França. O concurso é organizado pelo Ambassadeurs du Pain, durante a Feira Internacional de Saint Etienne. No total, equipes de 18 países participam da competição.
Campeão de um torneio interno de panificação da Puratos, fabricante belga de produtos para padarias, confeitarias e chocolates, Douglas Miguel competiu com padeiros de cinco estados e ganhou a vaga para representar o Brasil no mundial pela criatividade em adaptar as receitas dos pães ao paladar nordestino. “Em Pernambuco, usamos diferentes tipos de farinha na panificação. Na composição dos pães usei abóbora, coco e mandioca e inovei na apresentação criando opções com formato de sol e nota musical, características fortes da nossa cultura”, conta Miguel.
O Campeonato Mundial do Pão tem como objetivo realçar a experiência dos profissionais de panificação, demonstrar a evolução, novas técnicas e os progressos do setor, além de promover ideias inovadoras e incentivar jovens padeiros. Formado em Gastronomia e com pós-graduação em confeitaria e panificação, Douglas Miguel, junto com os demais integrantes da equipe brasileira, levará para a França oito tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), Viennoiserie (folhados), uma peça artística, sanduíche feito com o pão nutricional e o pão biológico e brioches com tranças diferentes.