AGENDA 2018: MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO ALÉM DA CRISE

Após o período em que a economia sofreu bastante com a crise, o Brasil volta a caminhar em direção à estabilidade. Mas quais serão os desafios dos empresários para a retomada da economia? Esse é o momento de refletir sobre o futuro e o que fazer daqui pra frente no Brasil, como também em Pernambuco e no Recife.

Como se desenha esse futuro foi o que o consultor Francisco Cunha, diretor da TGI Consultoria em Gestão, apresentou na sua palestra realizada no dia 27 de novembro, no evento Agenda 2018, promovido pela TGI Consultoria e Revista Algomais, realizado no Teatro RioMar, Pina, que ainda contou com a apresentação dos cases do Grupo Duca e da In Loco Media.

Assista o Case do Grupo Duca

Assista o Case da In Loco Media

Confira os pontos principais da palestra de Francisco Cunha:

Mundo
A Era Donald Trump não decolou e, até o momento, os Estados Unidos mostram-se com um Governo inoperante e com um presidente caricato que parece brincar de governar.

Já a Europa afunda-se em contradições e crises sociais e políticas. Independência da Catalunha e separação da Espanha; imigração constante; e uma Rússia que “posa” com desempenho de esfinge.

A China, por sua vez, se prepara a passos largos para assumir a dianteira econômica e – por que não? – militar mundial, transformando Xi Jinping na sua maior liderança da história recente depois de Mao Tsé Tung. O país se firma cada vez mais como potência mundial. Só com o projeto da nova Rota da Seda, a China já atraiu mais de 50 países parceiros interessados em participar.

Assista sobre o Cenário Mundial: EUA, União Europeia e China

Assista sobre a Disrupção Digital

Brasil
O País, depois de enfrentar a maior recessão da história documentada, agora se depara com o descolamento das crises econômica e política.  Na economia, já se verifica um crescimento positivo em 2017 e uma retomada de números mais positivos em 2018, inclusive com ares mais robustos devido ao ano eleitoral.

A economia começa a recuperação após o ciclo recessivo de dois anos.

Assista sobre o Cenário Econômico do Brasil

Mas, mesmo com um cenário mais positivo, há uma clara necessidade de ajuste fiscal no Governo Temer e, sobretudo, no próximo, o que, por si só, é um importante freio a um crescimento mais acentuado.

No ponto de vista político, 77% avaliam como ruim ou péssima a gestão (setembro/2017) do presidente Temer. A política afeta a recuperação econômica, mas não a interrompe. Enfim, do ponto de vista político, a incerteza perdurará no Brasil até a eleição, com o governo Temer aprofundando na sua “sarneyzação”.

Assista sobre o Cenário Político do Brasil

E então, o que esperar para o Brasil em 2018? Segundo o consultor Francisco Cunha, ainda não há respostas certas porque “a política complica-se de modo expressivo e aumentam-se as incertezas”.

“Mas, haverá uma retomada e as empresas devem estar preparadas. Deve-se manter, primeiramente, a cautela redobrada. Outro ponto é preparar os colaboradores para o novo ciclo de crescimento dos negócios. E, ainda, reforçar a escuta dos clientes”, reforça Francisco Cunha.

Ainda segundo o consultor, sem dúvidas, já no presente e, mais ainda, no futuro próximo a grande mudança está na chamada 4ª revolução: a disrupção digital. “Não tem mais como fugir, há uma digitalização da vida cotidiana e dos negócios”, afirma.

Assista sobre as Perspectivas para o Brasil em 2018

Pernambuco
Depois de sofrer muito com a crise, Pernambuco deve retomar uma trajetória de recuperação, igual ou um pouco acima do País. Para o Estado, segundo Francisco Cunha, é fundamental, agora, olhar para frente e procurar se posicionar além da crise.

Assista sobre o Cenário Econômico de Pernambuco

Durante o evento, também foi lançada a pesquisa Empresas & Empresários 2018 – Pernambuco Além da Crise, realizada pela TGI e pelo INTG, e que visa mapear o modo como as empresas estão superando a crise, construindo condições para chegar ao futuro e contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Assista o lançamento da Pesquisa Empresas&Empresários 2018

Recife
Para Francisco Cunha, há no Recife uma necessidade real de engajamento do cidadão na construção de melhor qualidade de vida urbana no presente e na preparação para o futuro. Alguns exemplos desses engajamentos é o Movimento Olhe pelo Recife Cidadania a Pé, com destaque para as reuniões e para as caminhadas domingueiras mais recentes (1817, De Baobá a Baobá, Jardins de Burle Marx e Matas de Brennand); e o Grupo Casa Forte Mais Seguro com as caminhadas e o Bairro Legal. Além do Parque Capibaribe com seus avanços e destaque internacional. O projeto que foca na revitalização do Rio Capibaribe já foi “imitado” por grandes metrópoles como Nova York e Paris.

Assista sobre o projeto do Parque Capibaribe

Assista sobre o Recife Colaborativo

ACESSE A APRESENTAÇÃO EM SLIDES

ACESSE AS NOTÍCIAS SOBRE O EVENTO DA AGENDA 2018

ACESSE A GALERIA DE FOTOS

ASSISTA A PALESTRA COMPLETA

0

INTG e TGI encerram turma 2017 do curso Oficinas de Gestão com avaliações positivas

O Instituto da Gestão (INTG), em parceria com a TGI, finalizou, em novembro, a turma 2017 do curso Oficinas de Gestão, que teve duração de nove meses. A capacitação reuniu profissionais que ocupam cargos de gestão de equipes operacionais e abordou temas como liderança e concepção da ação gerencial, gestão das mudanças e das resistências, prática de delegação e monitoração, administração do tempo e prática do feedback.

Segundo Fernando Braga, sócio do INTG e da TGI e um dos coordenadores do curso, o retorno dos participantes foi positivo. “Obtivemos vários relatos dos integrantes da turma e dos gestores deles, afirmando que as oficinas tiveram efeitos práticos imediatos e bastante relevantes, gerando melhorias concretas no desempenho dos participantes”, afirma.

Uma das participantes das Oficinas de Gestão foi Cláudia França, supervisora de lojas da New Ótica. “Por uma necessidade de maior especialização e crescimento pessoal, participei do curso. Fantástico! Trabalhamos com uma equipe competente, os temas abordados foram bem explicados num ambiente acolhedor, trazendo reflexões positivas no nosso dia a dia. Fiquei muito satisfeita”, avalia.

Para a gerente de atendimento do Centro Diagnóstico José Rocha de Sá, Patrícia Genuíno, o curso a deixou mais preparada para os desafios da sua profissão. “Posso classificar essa oficina como o melhor treinamento que já tive na vida. Muito completo e eficaz para o cotidiano de um líder. Muita troca de experiências, debates e resoluções em tempo real, sem mágica. É um curso que nos prepara para ser grande no que fazemos. Hoje me sinto mais preparada, realizada e segura”, completa.

Outra participante também classificou como positiva a experiência no curso Oficinas de Gestão. “Eu estava buscando algum curso para me aprimorar na parte de gerenciamento de pessoas e nosso RH me indicou a TGI. Foi então que iniciei a capacitação e me surpreendi. O conteúdo é direcionado justamente para quem lida com pessoas e me tirou muitas dúvidas, me atualizou e me ajudou a fazer o meu trabalho de forma diferente. Hoje eu tenho outra forma de pensar, de me comportar e agir com minha equipe. Atendeu além das minhas expectativas”, diz Tânia Santi, gerente da Toyolex (Grupo Parvi).

A nova turma das Oficinas de Gestão tem previsão de início para março de 2018. Os interessados podem se inscrever para obter mais informações através do link www.intg.org.br/oficinasdegestao/inscricao.

0

Vitalina inaugura nova loja no Shopping RioMar

Criada há três anos pela publicitária Carol Dreyer e pelo fotógrafo Rodrigo Cavalcanti, a marca pernambucana Vitalina, cliente da TGI, inaugurou sua nova loja no Shopping RioMar, em parceria com a Tout Joalheria Artesanal. O espaço fica no piso L1 do mall.

A abertura da loja pontua um crescimento estratégico pensando nos clientes que moram distante do ateliê da marca, que fica na Zona Norte do Recife. Assim, além de otimizar os horários, com a nova loja será possível levar produtos artesanais para um espaço exclusivo de comércio.

“Como consumidores, sentimos muita falta de produtos locais dentro do shopping. Assim, pensamos em levar nossa identidade junto com a Tout para uma loja dentro de um grande centro de compras e mostrar que um produto artesanal pode ser tão competitivo quanto um produto industrial”, explica Carol.

Conhecida pelo seu forte DNA de estética sertaneja, a Vitalina celebra, em suas peças, a criatividade e o artesanato nordestino. A marca é especializada em itens masculinos, femininos e infantis, além de peças decorativas e acessórios feitos à mão e sob medida por artesãos não só de Pernambuco, mas também do Ceará e Paraíba.

Além da nova loja, a Vitalina também comemora o lançamento do seu e-commerce (www.vitalinarecife.com.br), com entrega para todo o Brasil. Os itens da marca também podem ser encontrados no ateliê da Vitalina localizado na Rua Olímpio Tavares, 57, em Casa Amarela. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 10h às 16h.

0

Sharing English elabora prova de inglês para Escola Nacional de Saúde Pública

A Sharing English, cliente da TGI, foi responsável pela elaboração da prova de inglês para os cursos de pós-graduação Latu Senso e Strictu Senso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), com sede na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro. Cerca de 300 candidatos realizaram a prova.

A ENSP existe há mais de 60 anos e é a maior escola de saúde pública da América do Sul, onde atuam cerca de mil profissionais. “Há 15 anos a Sharing English elabora e aplica provas de compreensão de textos na língua inglesa para processos seletivos de pós-graduação, sendo os principais clientes o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (FIOCRUZ/PE), a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE”, explica Peter Ratcliffe, diretor da Sharing English.

Sharing English – Com 25 anos de experiência no ensino de inglês para adultos, a Sharing English possui uma metodologia consolidada, reconhecida pelos resultados. É o curso ideal para quem busca, mais do que estudar um segundo idioma, aprender a se comunicar em inglês, de forma prática e eficiente. As aulas são flexíveis e oferecidas em diversos formatos: turmas abertas, turmas fechadas para empresas, business (inglês para negócios), aulas individuais ou programas de imersão.

0

Fabiano Carvalho Imóveis apresenta case de sucesso na TV Jornal

A Fabiano Carvalho Imóveis, cliente TGI, teve um dos seus empreendimentos apresentado como case de sucesso pela TV e Rádio Jornal de Caruaru. O Loteamento Morada Verde foi o projeto escolhido, junto com outros três cases empresariais do interior para serem destacados pela emissora pernambucana.

Premiado no evento, o Loteamento Morada Verde, que está localizado na PE 104, em Caruaru, tem estrutura de serviços básicos, como saneamento, calçamento, vias amplas e praças equipadas. O diferencial do projeto é o atendimento a todas as classes sociais – da A até a C – como público alvo, o que tornou o projeto único no segmento.

“Esse foi um produto que lançamos e acreditamos no seu potencial. Também acreditamos na TV Jornal como divulgador desse produto, já que a emissora tem uma história muito forte aqui no interior do estado”, afirma Fabiano Carvalho, fundador da empresa.

Para ele, a divulgação do loteamento como case de sucesso na emissora foi importante para a visibilidade do negócio. “A apresentação do projeto foi grande para nós. No evento estava todo o empresariado de Caruaru, isso trouxe muita visibilidade pra gente. Certamente, a parceria com o Jornal do Commercio foi de sucesso”, comemora. A Fabiano Carvalho Imóveis atua há 25 anos no ramo imobiliário, sendo sete deles no município de Caruaru, como liderança de mercado.

0