Francisco Cunha comanda workshop sobre a cidade ideal para o pedestre

Defensor da mobilidade a pé, o consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, coordenou, em julho, o 1º Workshop “A cidade dos 5km por hora”, focado no desenho e na preparação da cidade ideal para o pedestre. O encontro foi realizado na sede da TGI, no Espinheiro, e contou ainda com uma caminhada guiada pelo bairro, que abordou a história e a urbanização de uma das regiões mais peculiares do Recife.

Durante o workshop, foram discutidos temas como o andar em pé e a pé, a cidade na história, a chegada dos automóveis, o planejador urbano do século XX, a disrupção urbana que está em curso no mundo por conta da mobilidade e, por fim, a cidade do século XXI, aquela em que o pedestre é o personagem principal. “A cidade de hoje, que tem o trânsito com velocidade urbana máxima de 60km por hora, é a cidade do carro. É a que desconsidera calçadas e árvores. A dos 5km por hora é a que coloca o pedestre em primeiro plano”, avaliou Francisco Cunha.

Segundo o consultor, muito embora os automóveis tenham surgido há apenas 100 anos, eles acabaram por determinar o traçado urbano. “Não é descabido dizer que as cidades estão desenhadas pelo e para os carros. Em cerca de seis mil anos de história, se pudermos fazer uma analogia com o relógio de parede, os automóveis apareceram no último minuto antes das 12h da história das cidades, e mesmo assim dominam o traçado da forma que dominam”, afirmou.

Para Cunha, na cidade dos 5km por hora, todos somos pedestres antes de qualquer outro título ou condição. “A cidade sendo boa para o pedestre e, mais do que isso, sendo boas para as crianças, idosos e para pessoas com dificuldades de locomoção, será boa para todos. Mas para isso, precisamos de boas calçadas, controle rígido da velocidade dos veículos, fachadas ativas e sombras generosas, para que possamos caminhar bem, pondo em prática essa nossa condição de sermos todos pedestres”, finalizou o consultor.

0

Especialistas falam sobre Reforma da Previdência em evento no Recife

Os aspectos da Reforma da Previdência foram o centro do debate, em junho, do encontro promovido em conjunto pela Rede Gestão, pelo Conselheiro Estratégico Pernambuco Desafiado e pelo Centro de Liderança Pública (CLP) de São Paulo. O tema foi abordado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Previdência e Trabalho do Governo Federal, Bruno Bianco, e pelo economista e pesquisador da USP, Paulo Tafner.

Em sua exposição, Paulo Tafner afirmou que a previdência do Brasil é uma anomalia: um país jovem e que gasta como se velho já fosse. “Se nada for feito, vamos deixar às próximas gerações um futuro insuportável”, frisou o economista. Entre os diversos números sobre o tenebroso futuro que espera o país, caso não faça a reforma, Tafner afirmou que a população mais pobre, hoje, já paga essa conta. “Na regra atual, o gari já aposenta 10 anos mais tarde do que o prefeito, o senador, o deputado. O mesmo ocorre com a empregada doméstica, ela se aposenta 10 anos, em média, mais tarde do que sua patroa”, exemplifica o especialista.

Em sua apresentação, Bruno Bianco rechaçou as afirmações de que não existe déficit na previdência brasileira, emendando que o Brasil tem o pior sistema previdenciário do mundo. Ele rebateu as críticas referentes à idade mínima apresentada pelo Governo Federal.  “Hoje, os mais pobres já se aposentam por idade. Mulheres com 61,5 anos. Homens, com 65,5 anos. Além disso, 70% da população brasileira se aposentam com um salário mínimo”, destacou Bianco, afirmando que o pobre, hoje, subsidia a aposentadoria dos ricos.

O encontro contou ainda com a participação da Ana Marina de Castro, da CLP. Na sua explanação, apresentou números de pesquisa recente realizada pelo IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística sobre a percepção do brasileiro a respeito da reforma. Os dados apontam três grandes consensos: necessidade de se reformar o sistema previdenciário atual; a demanda por isonomia; e esperança de que as mudanças possam trazer um impacto positivo.

Os números encontrados dizem que 44% dos brasileiros apoiam a Reforma da Previdência. Aponta ainda que seis em cada dez brasileiros são favoráveis à idade mínima de 65 anos, para homem, e 62 anos, para mulheres. A maioria (58%) também considera razoável a proposta de 60 anos de idade mínima para que professores se aposentem. O estudo revela que quase 80% da população apoia a padronização das regras das aposentadorias para todos os setores: políticos, servidores públicos e iniciativa privada. No que se refere ao regime de capitalização, a pesquisa aponta uma opinião dividida: 50% favorável, 50% contrária.

“Desde que haja a certeza de que a reforma vai, de fato, melhorar a vida do brasileiro e garantir a aposentadoria das futuras gerações, mais 80% dos entrevistados disseram concordar em fazer um esforço coletivo”, destaca a executiva da CLP.

Rede Gestão – Criada em 1997, a Rede Gestão é formada por um conjunto de empresas e instituições especializadas que oferecem um amplo e diversificado leque de produtos para atender às variadas necessidades de assessoria, consultoria, capacitação e pesquisa de seus clientes — empresas privadas, públicas e organizações do Terceiro Setor.

Atualmente, fazem parte do quadro da Rede Gestão as empresas ACTBEL, AFM Arquitetos, ÁgilisRH, Basel Seguros, BuzzLab, Cartello, Carvalho & Lopes, Costa & Pinto, CPPL, Escobar e Mota Advogados, Guimarães Ferreira, HSBS, INTG, Jairo Aquino, LMS/TGI, Luiz Vieira Arquitetura de Paisagem, Mello Pimentel Advocacia, Milênio, Procenge, SaúdeCorp, Tabelionato Figueiredo, TGI, Trajeto Consultoria, Valore Contadores Associados e Voz Comunicação.

0

Game Station lança novidades na unidade do Shopping Plaza

Os empresários Paula e Ernesto Margolis, nomes à frente do Game Station, cliente TGI, apresentaram, em junho, as novidades do parque localizado no Shopping Plaza Casa Forte, no Recife, com festa para convidados. Após três meses em reforma, a unidade ganhou novo layout, maquinário e um espaço GameBox para a criançada.

A partir do investimento de R$500 mil, o parque conta agora com novo piso, revestimentos e iluminação. Além disso, novos brinquedos foram apresentados para o público, como o Treasure Cove, o Air Hockey Zombie Water e o Cruis’n Blast. Outra novidade do Game Station do Shopping Plaza é a chegada da Lane Master, máquina que simula partidas do boliche profissional através dos sensores presentes na pista. A atração foi considerada a número 1 do mundo.

“Trouxemos o que há de melhor no segmento para a unidade do Plaza. Tudo para garantir diversão completa para toda a família e um mimo especial para o público da região”, afirma Paula Margolis. A reforma fez parte do plano de comemorações pelo aniversário de 20 anos do grupo Game Station.

Referência no segmento de parques de diversão compactos para shoppings centers, a rede conta com 24 unidades, espalhadas em praças como Recife, Caruaru, João Pessoa, Campina Grande, Aracaju, Natal, Maceió, Salvador e Fortaleza, sendo sinônimo de qualidade e inovação.

0

Primeiro ENEF do Nordeste reúne famílias empresárias para troca de experiências no Recife

O Encontro de Empresas Familiares (ENEF), com a primeira edição no Nordeste, chega ao Recife entre os dias 22 e 23 de agosto, com curadoria da TGI Consultoria em Gestão e da Werner Bornholdt Governança. O evento é voltado para famílias empresárias com palestras e workshops focados na troca de experiências, facilitando a tomada de decisões estratégicas em relação à governança e sucessão de empresas familiares.

No ENEF, serão apresentados cases de sucesso de famílias empresárias que já ultrapassam gerações. Estão confirmadas empresas como o Grupo Trino, com mais de 25 anos de atuação no mercado pernambucano; APSA, especializada em gestão de condomínios; Termolar, líder em fabricação de garrafas térmicas; Docile, empresa de fabricação de bombons e doces; Bettanin, fábrica de utensílios de limpeza; e a Pedrosa, que atua com transporte coletivo urbano.

O evento, que acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem, é exclusivo para integrantes de famílias empresárias e as inscrições estão abertas, com condições especiais para grupos e valores promocionais para aqueles que se inscreverem até o dia 29 de julho. Informações no site http://enef.com.br.

0

FRASE DA SEMANA TGI

0