De“repente”, a turbulência internacional

“A partir daí, tudo pode acontecer, inclusive nada, como diz o ditado popular, embora, dadas as características dos contendores, “nada” seja o menos provável.”

Logo nos primeiros dias de 2020, os EUA, em ataque relâmpago e fulminante no aeroporto de Bagdá, eliminaram o general iraniano Qasem Soleimani, considerado o segundo personagem mais poderoso do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamenei, sucessor do aiatolá dos aiatolás, Ruhollah Khomeini, líder inconteste da revolução iraniana de 1979 que depôs o famoso xá Reza Pahlav.

Sem entrar no mérito dos argumentos usados pelo presidente Donald Trump para justificar o ato, o fato é que, imediatamente, sobreveio uma grande incerteza sobre o cenário internacional, mudando completamente a “temperatura” das tendências predominantes para o ambiente externo que fecharam as projeções do ano de 2019 para o de 2020.

Esse acontecimento que, depois de ocorrido, pode parecer até óbvio, nos chama a atenção para, justamente, uma espécie de inverso do óbvio que é a incerteza diante do grande leque de possibilidades disruptivas, a partir de uma aparente ordem que nos incentiva a projetar no futuro a pseudo “calmaria” do presente, como se ela estivesse condenada a acontecer para a frente só porque era o estado “normal” até pouco tempo atrás. Que nada! Nós tendemos a esquecer disso mas o “normal” é, justamente, o “anormal”. Afinal, como nos disse o compositor Paulo César Pinheiro na letra da música Mordaça que fez sucesso na década de 1970, incluída no disco O importante é que a nossa emoção sobreviva: “Pois tudo é instável e irregular / E de repente o furor volta”.

E, no caso específico, que potencial de furor! Nada mais, nada menos do que, de um lado, todo o excepcional poderio bélico e de inteligência dos EUA, supremamente comandados por um presidente sobre o qual, o mais brando que se pode dizer é que se trata de uma criatura nada convencional. Do outro lado, toda a carga do fundamentalismo xiita comandado por uma obstinada ortodoxia de tradição milenar muçulmana, herdeira direta do império persa. Dois “ossos” muito “duros de roer”!

A partir daí, tudo pode acontecer, inclusive nada, como diz o ditado popular, embora, dadas as características dos contendores, “nada” seja o menos provável. De “repente”, o ano começa agitado no cenário externo para nós brasileiros que tivemos os últimos anos bem agitados no cenário interno. Mas, estamos aí para isso mesmo, afinal, o importante é que a emoção sobreviva.

*Artigo publicado na edição 166 da revista Algomais (www.algomais.com)

0

Game Station investe em novidades para a temporada de férias escolares

Para esta temporada de férias escolares no Recife, os empresários Paula e Ernesto Margolis investiram na realidade virtual para proporcionar diversão e inovação nos parques do Game Station, cliente TGI. Uma das novidades é a Montanha Russa Virtual, instalada nas unidades do Shopping RioMar e Shopping Recife.

O brinquedo é uma exclusividade da rede no Nordeste. Com uma tonelada de equipamentos de última geração, a máquina instalada no RioMar Recife comporta até seis pessoas e tem mais de cem opções de jogos com cenários radicais. Já a do Tacaruna conta com um jogo e capacidade para até quatro pessoas.

Além disso, o Boliche do Shopping RioMar preparou uma programação especial para os sábados de janeiro. Sempre com entrada gratuita, o espaço recebe um aulão de ritmos com passistas sob comando da ex-Rainha do Carnaval do Recife Bruna Renata e aulão de passinho com a coreógrafa Manu Silva no próximo dia 25. A animação fica por conta do DJ Rapha.

Ainda na unidade do Shopping RioMar, o grupo investiu numa aventura sobre duas rodas. A Super Moto RV tem três opções de games para dar um rolê sentindo toda a liberdade e emoção de um passeio de verdade. Para o Shopping Guararapes, a novidade é a cadeira do terror virtual.

Outra novidade é a Colônia de Férias do GameBox, que vai animar o mês de janeiro e fevereiro das unidades do Shopping Tacaruna e RioMar Recife, com programações especiais de lazer e diversão sempre das 10h às 13h. Para brincar, as entradas custam a partir de R$35 (uma hora de diversão no parque + bônus). Todos os tickets podem ser adquiridos diretamente nos balcões dos parques.

Parque Colorê – Outra ação do Game Station nesta temporada é o Parque Colorê, atração principal das férias do Shopping Recife. Pela primeira vez no Nordeste, o espaço de 250 m² conta com grandes camas elásticas coloridas, além de brinquedos conectados com elementos lúdicos e interativos para toda a família. Cada uma dessas opções permite que as crianças se movimentem, exercendo atividades como pular e escalar.

0

Grupo Trino estabelece posicionamento nacional com início de atuação no Centro-Oeste e Sudeste

Após entrar no mercado de São Paulo realizando parte da operação logística de entrega dos produtos comercializados pela Nagem naquele estado, o Grupo Trino, cliente TGI, com mais de 27 anos atuando na prestação de serviços, acaba de fechar contrato com a multinacional americana Owens Illinois, maior fabricante de embalagens de vidro do mundo.

Prestando serviço de terceirização de processo de apoio a produção de garrafas de vidro, a Trino fica responsável pela reinspeção de garrafas pós-produção, juntamente com a recuperação de embalagens, paletes e divisórias utilizadas na operação logística da empresa. O novo contrato, além da atuação nas plantas industriais da Owens Illinois em Pernambuco (Recife e Vitória de Santo Antão), compreende terceirização nas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com essa nova etapa de expansão nacional, o Grupo Trino passa a incrementar 30% no volume de negócios da empresa, consolidando-se cada vez mais na qualidade de prestação de serviços terceirizados, já estabelecidos nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe. “Essa conquista vem de um trabalho consistente com nossos clientes regionais que acabam necessitando de um trabalho com maior amplitude, ou seja, abrangência nacional, mantendo a qualidade que já oferecemos”, ressalta Edla Couto, diretora geral do Grupo Trino.

Para este ano, a novidade da empresa é o contrato com a Pepsico para atuar como operador logístico na fábrica da Mabel, em Aparecida de Goiana, em Goiás. Lá, o Grupo Trino é responsável pelo recebimento, armazenagem e expedição de produtos. A Mabel está entre as maiores fabricantes de biscoitos do Brasil, com capacidade para produzir 1,5 milhão de pacotes por dia.

0

FRASE DA SEMANA TGI

0

Baixa Verde entre os melhores do Prêmio Pernambuco de Turismo 2019

Cliente da TGI, o Complexo Baixa Verde, formado pela Pousada da Baixa Verde, o Águas Parque, o Espaço Parque e o Engenho São Pedro, na cidade de Triunfo, sertão de Pernambuco, conquistou o terceiro lugar, na categoria Equipamento Turístico, do Prêmio Pernambuco de Turismo. Essa é a primeira edição do prêmio da Secretaria de Turismo de Pernambuco que objetiva reconhecer lideranças e iniciativas, projetos ou ações inovadoras que contribuem para o desenvolvimento do turismo no estado.

A Secretaria de Turismo entregou três premiações por categorias, entre as quais Agência de Viagem, Empresa Organizadora de Eventos, Equipamentos Turísticos e Culturais, Estabelecimentos Gastronômicos e Meios de Hospedagem. “Dedicamos esse prêmio ao meu pai, Pedro Junior (em memória), que idealizou o complexo Baixa Verde e acreditou no potencial turístico de Triunfo, com muita perseverança e ousadia para a época. Continuaremos o seu sonho e o legado que nos deixou”, comenta a gerente executiva, Ana Carolina Macedo.

O Complexo Baixa Verde foi idealizado pelo seu fundador Pedro Júnior, tendo sido a Pousada da Baixa Verde, em 1989, seu primeiro empreendimento. A pousada foi erguida na área que antes abrigava um sítio pertencente à família do proprietário há mais de cem anos e junto ao centro histórico da cidade. A construção, também em pedras, considerada uma característica da cultura local, foi herdada dos imigrantes europeus o, que lhe confere um charmoso diferencial para um hotel de montanha e complexo de lazer.

0