Francisco Cunha guia caminhada em comemoração ao aniversário do Recife

O sócio e consultor da TGI, Francisco Cunha, guiou, no dia 10 de março, uma edição especial da Caminhada Domingueira Olhe Pelo Recife, em comemoração aos 482 anos da capital pernambucana. O passeio teve como tema central “Percurso pelo Corredor da Cidade, da Porta da Terra ao Engenho Mais Próximo”.

Cerca de 100 pessoas fizeram o trajeto de cerca de 6 km percorrido pelos habitantes nos séculos passados, partindo da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde nos seus primórdios a cidade se resumia a um pequeno porto com um vilarejo à beira da água.

Guiados por Francisco Cunha, os caminhantes passaram pela Rua do Bom Jesus, Rua Marquês de Olinda, Ponte Mauricio de Nassau, Praça da Independência, Rua Nova, Ponte da Boa Vista, Rua da Imperatriz, Praça Maciel Pinheiro, Avenida Manoel Borba, Praça Chora Menino, Rua Paissandu, Rua Benfica e Praça João Alfredo, no bairro da Madalena.

O ponto final do passeio foi o sobrado grande da Madalena, atual Museu da Abolição, onde morou o Conselheiro João Alfredo. Segundo Francisco, entre os engenhos que se instalaram no entorno do atual museu, alguns viraram nomes de bairros, como o do Cordeiro, da Torre e o do Engenho do Meio. Durante a caminhada, Cunha ressaltou ainda que o Recife é a capital mais antiga do Brasil, sendo apenas dois anos mais nova que sua irmã, Olinda, que foi capital durante o período colonial.

0

Colégio Dourado completa 46 anos e adota novo posicionamento

São 46 anos de história, completados agora em fevereiro, com a certeza de sempre trabalhar dentro de uma metodologia inovadora. O Colégio Dourado, cliente da TGI, vem adotando muitas novidades com o objetivo de acompanhar cada vez mais as mudanças que o mundo exige, com mais visibilidade para seus projetos e uso da tecnologia como ferramenta aliada no processo de ensino e aprendizagem.

Com a perspectiva de implementar as muitas ideias que fervilham na cabeça das irmãs Maria José Dourado e Maria do Rosário Dourado Paiva, que haviam trabalhado em outra instituição de ensino do Recife, elas criaram o seu próprio colégio. A trajetória teve início no bairro do Paissandu, em 1973, porém já em 1977 foi para Boa Viagem e, em 1981, o Colégio Dourado se estabeleceu em Setúbal, onde funciona até hoje. “Era tudo descampado no entorno e vimos o bairro crescer ao nosso redor”, conta Maria José.

Neste ano, o Colégio Dourado implementou no seu currículo da Educação Infantil ao 5º ano um programa específico de educação socioemocional, através do programa LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, que tem como objetivo preparar os alunos para os desafios do século XXI. “Queremos preparar melhor as crianças para as mudanças que estão acontecendo, trabalhar as emoções, os relacionamentos, é algo que elas podem levar para além da escola”, diz a diretora sobre a temática que sempre norteou as atividades da instituição.

Além disso, há dez anos do Ensino Médio e há dois anos do 6º ao 9º ano, o Colégio Dourado vem inserindo atividades online, com uma equipe que trabalha junto com os alunos nesta questão. O trabalho é feito em parceria com o SAS uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para escolas, oferecendo soluções educacionais. “Queremos que as crianças estejam inseridas dentro da era delas, do que é a atual realidade para elas”, detalha Maria José.

0

Millena Móveis e Eletro inaugura nova loja em município alagoano

A rede Millena Móveis e Eletro, cliente TGI, inaugurou em janeiro mais uma unidade no município de União dos Palmares, em Alagoas. A inauguração foi marcada por uma carreata anunciando a nova unidade e atrações musicais na frente da loja. Este ano, a empresa também investe em sua loja online e na ampliação de sua rede em Pernambuco e no estado alagoano.

Com 54 unidades nos dois estados nordestinos, a empresa, que está em processo de expansão, escolheu a cidade de União de Palmares por seu potencial de sucesso. “O município tem quase 70 mil habitantes e tímida concorrência, então vimos ali um potencial de sucesso para o nosso negócio”, afirma Carlos Pereira, diretor executivo da Millena Móveis. Em um mês de atuação, a nova loja tem dado resultado positivo. “Tanto na inauguração da casa, quanto em todo o primeiro mês de atuação da loja, obtivemos saldo positivo, apesar de ser um mês tradicionalmente de baixa. Ela tem suprido nossa expectativa de faturamento”, comemora o diretor.

Para este ano, a empresa tem o objetivo de lançar o e-commerce da loja. “Ainda no primeiro semestre, faremos o lançamento da nossa loja online. Além disso, estamos avaliando a construção de novas lojas em mais três cidades de alagoas e em Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco”, completa Carlos Pereira. Com 24 anos de história, a Millena Móveis e Eletro foi fundada em 1994, no município de Escada/PE e hoje possui filiais em mais de 35 municípios.

Em Pernambuco, está presente na Mata Norte, Sul, no Agreste e Região Metropolitana. A empresa conta com equipe de mais de 1.500 funcionários, oferece serviços de crediário, garantia estendida, seguros para perda e roubo ou quebra acidental para os seus clientes.

0

Conorte adquire 161 novos veículos para sua frota

Cliente TGI, o Conorte, consórcio de empresas de transporte coletivo, adquiriu 161 novos veículos, que já estão circulando na Região Metropolitana do Recife. Os novos ônibus contemplam todas as linhas que constituem o consórcio, representando uma requalificação de mais de 35% da sua frota operacional.

A aquisição dos veículos foi realizada através do Finame, programa do BNDES que financia a compra de ônibus. Para Almir Buonora, diretor do Conorte, a renovação vem cercada de benefícios, tanto para o consórcio quanto para os usuários de transporte público.

“Com uma renovação deste porte, existem vários impactos positivos, dentre eles maior conforto para os usuários e maior velocidade comercial, devido à tecnologia embarcada, que permite saber desde a localização do coletivo, em tempo real, até a captação de imagens do que acontece dentro e fora do veículo. Para o Conorte, destaca-se a satisfação dos operadores e dos demais profissionais que se dedicam diariamente ao transporte de pessoas”, afirma Buonora.

O Consórcio Conorte foi criado em 2013, após realização da primeira etapa da licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). O Conorte é constituído por três empresas da região Norte do STPP: Itamaracá Transportes, Cidade Alta e Rodotur. Hoje, responde pelo deslocamento de mais de 420 mil passageiros por dia e pela realização de aproximadamente cinco mil viagens diárias.

Livro “Comida & Tradição – Receitas de Família” é brinde de aniversário da TGI

Este ano, os clientes, amigos e parceiros da TGI estão recebendo, como brinde de aniversário, um exemplar do livro “Comida & Tradição – Receitas de Família”, escrito por Nininha Carneiro da Cunha (1923-1998) e relançado – após 20 anos da sua primeira edição – pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em parceria com a TGI. O livro traz uma seleção de receitas carregadas de tradição, saídas do antigo caderno pessoal da autora, com fotografias e textos que ilustram as épocas especiais em que os pratos podem ser preparados.

Conhecida em Pernambuco como mestra da comensalidade, Nininha Carneiro da Cunha foi uma personalidade relevante na memória culinária pernambucana e nordestina. Suas receitas foram reunidas pela primeira vez em 2002, em publicação que se esgotou em poucos meses. Nesta segunda edição, foi mantido o prefácio de Gilberto Freyre e acrescentado um segundo, do antropólogo Raul Lody, pesquisador da culinária nacional e suas raízes. Em mais de 240 páginas, o livro traz 641 receitas de quitutes tradicionais, entre doces e salgados, fotografas por Sérgio Lobo.

A publicação “Comida & Tradição – Receitas de Família” também pode ser adquirida diretamente na sede da TGI, pelo valor de R$70, ou no site da Cepe, pelo link https://bit.ly/2XdnYKO.

0